A chapinha do Rei Jubão: Um problema com a juba do Leão

O rei da floresta se depara com um problema em sua

aparência, justamente com a sua juba, símbolo de sua majestade. No livro de estreia da contadora de histórias Rita Camargo, A chapinha do Rei Jubão, o leão acaba por dar ouvidos aos comentários alheios e se preocupar com sua juba. O evento de lançamento do livro acontece dia 08 de outubro, no Leitura com Pipoca, que acontece todo domingo no quiosque Adonis, instalado no Parque Ecológico Municipal de Americana.

A Chapinha do Rei Jubão conta a história do leão Jubão, que inicialmente não se importava com as etiquetas de ser rei e queria mais era ser feliz. Depois de tantas aventuras pelo reinado a sua juba estava toda despenteada e os comentários dos animais invejosos eram inevitáveis. Um dia apareceu por lá uma raposa dizendo que realizava desejos, a bicharada toda quis experimentar e, é claro, que com o rei Jubão não foi diferente, foi alisar sua juba.

O livro propõe que os leitores repensem a questão da aparência. Vale tudo pela vaidade ou é melhor seguir a voz do coração? “As crianças são plantas das quais precisamos regar, acredito que trazendo o tema da aparência, do amor próprio, as crianças não serão engolidas pelas propagandas, sucumbindo outros valores”, ressalta Rita.

 

O livro foi escrito pela contadora de histórias em 2016 como pedido das crianças que ouviam suas histórias. “ Como educadores buscamos nos alunos a imaginação para o texto escrito, e como contadora de histórias levamos as crianças imaginarem essas histórias. Esse foi o ponto de partida para que eu escrevesse. As crianças pediram para contar essa história do Rei Jubão. Foi nesse momento que percebi que essa poderia ser uma história não só para as crianças que estivessem ao meu redor, mas também para aquelas que estivessem distantes”, conta Rita, que além de contadora de histórias e escritora, também é pedagoga com especialização em educação especial.

A chapinha do Rei Jubão é um ótimo recurso para trabalhar com crianças a questão da aparência. “Essa história nasceu primeiro em minha vida. Dedico essa história a minha mãe, que hoje brilha lá no céu. O Rei Jubão era a Rita. E justamente por isso, e trabalhando com crianças, achei importante apresentar essa história para que eles pensassem no Rei Jubão e aprendessem amar a si próprio como são, fugindo de imposições”, confessa a escritora.

O livro A chapinha do Rei Jubão tem ilustrações de Paulo R. Masserani e está à venda no quiosque Adonis, no site www.gostinhodeleitura.com.br e também com a própria escritora pelo e-mail pedagoga.ritacamargo@gmail.com. O lançamento conta com a participação de Rita Camargo, que contará a história e ainda conversará com os participantes.

 

A importância da Juba do Leão
O leão é conhecido como rei da selva porque não possui nenhum predador natural e está no topo da cadeia alimentar. Além disso, é o maior felino de seu habitat. O leão macho tem juba na fase adulta. Ela serve para chamar a atenção das fêmeas e conseguir uma companheira, além de proteger o pescoço durante a luta com outros animais. Sua juba é vista como uma coroa, lhe fazendo andar com o porte de uma majestade.

Lançamento A chapinha do Rei Jubão
Dia 08 de outubro, às 10h30, no quiosque Adonis
Av. Brasil, 2525 – Parque Ecológico de Americana

Saiba mais sobre

Deixe Seu Comentário