Nosso Jeito, Nossa História

Fone: (19) 3471-5608 | contato@editoraadonis.com.br

CONSELHO EDITORAL

Luciene R. Paulino Tognetta
Margareth Brandini Park
Regiane Rossi Hilkner
Severino Antônio
Katia Tavares


Luciene Regina Paulino Tognetta
é doutora pelo Instituto de Psicologia USP e pela Universidade de Genebra, Suíça. Pós Doutorado pela Universidade do Minho – Portugal. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora da linha de pesquisa “afetividade e virtudes” do GEPEM (Unesp/Unicamp). Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara. Autora dos livros A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola; Perspectiva ética e generosidade; A formação da personalidade ética: estratégias de trabalho com afetividade na escola pela Editora Mercado de Letras. Autora também do livro Quando a escola é democrática – Um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola juntamente com Telma Vinha e organizadora da coleção Cenas do cotidiano escolar e da coleção Desconstruindo a violência na escola: os meus, os seus e os nossos bagunceiros pela mesma editora. Autora de livros de literatura infantil e coordenadora das coleções Falando de sentimentos, Os medos que a gente tem, Bullying: quem tem medo?, Pode ou não pode? e da série Convivência pela Editora Adonis.


Pedagoga, Doutora em educação pela faculdade de educação – Unicamp, Pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp, autora de inúmeros livros na área da memória e formação de educadores, assessora de prefeituras e instituições que trabalham com memórias de cidades e suas comunidades. Escritora infantil de livros que tem por eixo as questões da Memória, tais como: Minha amiga dos olhos de gato – Editora Árvore do Saber; Amábile e Tranquila, minhas duas nonas – Editora Setembro; A viagem, o cachorro, minha avó e sua dentadura – Editora Adonis; A seriema e o pescador – Editora Adonis – Prêmio Agostinho de Cultura.


Possui graduação em Pedagogia, Especialização e Mestrado em Psicologia na Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É Doutora em Multimeios e Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas. É professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Psicopedagogia. É também coordenadora do Curso de Pedagogia e supervisora da Pós Graduação Lato Sensu na área de Educação e Psicologia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia e Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e metodologia educacional, fundamentos da educação, metodologia da linguagem, planejamento educacional e pensar social.


Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professor doutor do Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal – atuando principalmente com os seguintes temas: educação, linguagem, poesia, utopia. Orientou mais de 50 Dissertações de Mestrado. Participou de mais de duas centenas de bancas de Mestrado e Doutorado. Tem ministrado palestras e cursos em muitos lugares do Brasil sobre a questão do desenvolvimento da capacidade de criação no escrever, no ler, no pensar. Além de diversas obras, assina a autoria do livro “Uma pedagogia poética para as crianças”, ao lado de Katia Tavares.


Graduada em Serviço Social e Mestre em Educação pela PUC-Campinas, professora, psicopedagoga, especialista na teoria e programa de desenvolvimento cognitivo e avaliação da aprendizagem, de Reuven Feuerstein, do Centro Internacional de Desenvolvimento do Potencial de Aprendizagem (ICELP), de Jerusalém, Israel. Tem formação em pedagogia Waldorf e fundamentação em Antroposofia; formação em Terapia Biográfica (cursando) e em Filosofia para crianças, de Matthew Lipman. Atualmente é professora no Colégio Drummond, em Lorena (SP), e psicopedagoga no Colégio Emílio Ribas, em Pindamonhangaba (SP). Ministra palestras sobre educação e desenvolvimento humano e áreas afins. Ao lado de Severino Antonio, assina a obra “Uma pedagogia poética para as crianças”.

Só há uma coisa que nos deixa mais felizes do que ajudar um livro a nascer. É fazer com que ele chegue a quem inspira o nosso jeito de ser e de fazer literatura.

Desde que seja criança, nada mais importa: pode ser na idade, na alma, no coração… Mas tem que ser, de alguma forma, criança!

Porque nossa literatura é movida pela pergunta curiosa que só ela é capaz de fazer. Pela entrega que só ela é capaz de oferecer. E, principalmente, pelo gesto de agradecimento, muitas vezes singelo, feito apenas com um olhar, por permitir que ela também faça parte das nossas histórias.

É essa receptividade que nos move. É isso tudo que nos faz ajudar um livro a nascer.

Fazemos literatura porque gostamos de fazer parte desse grandioso universo mágico de onde nascem as histórias. E de tudo o que esse mundo nos permite. Tudo!

Fazemos livros para quem gosta de histórias e para que, cada vez mais, as crianças (na idade, na alma, no coração…) gostem de ler.

INSTITUCIONAL

A Gráfica e Editora Adonis orgulha-se em poder dizer que acompanhou os processos de tecnologia do setor gráfico na segunda metade do século XX. São mais de 50 anos dando vida à arte.