Uma balança para as virtudes: o valor da justiça

Maria Suzana De Stefano Menin e Patrícia Unger Raphael Bataglia
Início / Formação / Valores Sociomorais / Uma balança para as virtudes: o valor da justiça

Uma balança para as virtudes: o valor da justiça

Isso não é justo!! Quantas vezes essa frase indignada é pronunciada por crianças, adolescentes e adultos! Mas o que é justiça? A virtude mais excelente, a mais racional de todas as virtudes, a baliza de qualquer sistema social que pretenda ser sustentável: esse foi o foco de nossas reflexões neste livro. Nossos estudos logo evidenciaram que, para além das definições clássicas, a compreensão de cada indivíduo acerca do que vem a ser justiça varia de acordo com a forma como concebe a sociedade: de um ponto de vista egocêntrico, convencional ou verdadeiramente ético. Iniciamos o livro com uma discussão a respeito do conceito, passando da filosofia à psicologia e educação.  Na sequência, investigamos a adesão ou não ao valor justiça em crianças, adolescentes e educadores, buscando identificar se há uma progressão nas concepções. Chamou-nos atenção o fato de que há uma prevalência clara de uma visão convencional da justiça, mesmo para adultos. Por fim, tecemos considerações a respeito da prática educacional. Recuperamos experiências bem-sucedidas de educação que priorizaram o trabalho de constituição de uma sociedade justa, no exterior e no Brasil.  Convidamos pais e educadores a nos seguir nessa viagem que, para as autoras, foi muito prazerosa. Esperamos que, da mesma forma, a leitura seja proveitosa a todos!

ONDE COMPRAR

Escolha o melhor para você
ORGANIZADORESLuciene Regina Paulino Tognetta, Maria Suzana De Stefano Menin
ESCRITORESMaria Suzana De Stefano Menin e Patrícia Unger Raphael Bataglia
ISBN978-85-7913-422-7
ANO2017
EDIÇÃO1 ª
Nº PÁGINAS120
FORMATO13x19,5 cm, brochura
COLEÇÃO, ,

VÍDEOS E HISTÓRIAS SOBRE O LIVRO

O que são valores? Onde e quando ocorrem? Todos possuem valores? Da onde eles vêm? Foi com base nessas questões que elaboramos este primeiro livro da coleção sobre valores sociomorais. Ele é uma introdução ao tema na qual, além de conceituarmos de modo amplo o que são valores morais e o exemplificarmos com situações cotidianas, descrevemos uma grande pesquisa que fizemos com cerca de dez mil participantes entre
estudantes do Ensino Fundamental e Médio e professores de educação básica. O objetivo foi saber se e como esses indivíduos e seus grupos aderem aos valores de respeito, solidariedade, justiça e convivência democrática.

Vimos que as pessoas podem ter modos diferentes de aderir aos valores: elas podem ser “egocêntricas”, focando apenas seus pontos de vista; podem ser “sociocêntricas”, focando os outros na medida em que papéis, valores e regras da sociedade os obrigam; ou podem estar acima dessas convenções e limites e considerar todos os outros possíveis em seu mundo presente e futuro. Descrevemos como esses modos de adesão aos valores se modificam conforme os valores que estudamos, certas características dos participantes da pesquisa e a qualidade de suas relações na escola. Trazendo essa discussão para a vida escolar, refletimos sobre a influência dos valores e de seus modos de adesão na construção da autoestima de alunos e de maneiras como professores os tratam. Vimos, também, que situações conflituosas na escola podem refletir incompatibilidades de valores.

LIVROS COLEÇÃO VALORES SOCIOMORAES