Valores sociomorais

Luciene Regina Paulino Tognetta, Maria Suzana De Stefano Menin
Início / Lançamentos / Valores sociomorais

Valores sociomorais

Carolina de Aragão Escher Marques e Marialva Rossi Tavares

O que são valores? Onde e quando ocorrem? Todos possuem valores? Da onde eles vêm? Foi com base nessas questões que elaboramos este primeiro livro da coleção sobre valores sociomorais. Ele é uma introdução ao tema na qual, além de conceituarmos de modo amplo o que são valores morais e o exemplificarmos com situações cotidianas, descrevemos uma grande pesquisa que fizemos com cerca de dez mil participantes entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio e professores de educação básica. O objetivo foi saber se e como esses indivíduos e seus grupos aderem aos valores de respeito, solidariedade, justiça e convivência democrática. Vimos que as pessoas podem ter modos diferentes de aderir aos valores: elas podem ser “egocêntricas”, focando apenas seus pontos de vista; podem ser “sociocêntricas”, focando os outros na medida em que papéis, valores e regras da sociedade os obrigam; ou podem estar acima dessas convenções e limites e considerar todos os outros possíveis em seu mundo presente e futuro. Descrevemos como esses modos de adesão aos valores se modificam conforme os valores que estudamos, certas características dos participantes da pesquisa e a qualidade de suas relações na escola. Trazendo essa discussão para a vida escolar, refletimos sobre a influência dos valores e de seus modos de adesão na construção da autoestima de alunos e de maneiras como professores os tratam. Vimos, também, que situações conflituosas na escola podem refletir incompatibilidades de valores. 

ONDE COMPRAR

Escolha o melhor para você
ORGANIZADORLuciene Tognetta, Maria Suzana De Stefano Menin
ESCRITORESCarolina de Aragão Escher Marques e Marialva Rossi Tavares
ISBN 978-85-7913-419-7
ANO2017
EDIÇÃO1 ª
Nº PÁGINAS152
FORMATO13x19,5 cm, brochura
COLEÇÃO, ,

VÍDEOS E HISTÓRIAS SOBRE O LIVRO

O que são valores? Onde e quando ocorrem? Todos possuem valores? Da onde eles vêm? Foi com base nessas questões que elaboramos este primeiro livro da coleção sobre valores sociomorais. Ele é uma introdução ao tema na qual, além de conceituarmos de modo amplo o que são valores morais e o exemplificarmos com situações cotidianas, descrevemos uma grande pesquisa que fizemos com cerca de dez mil participantes entre
estudantes do Ensino Fundamental e Médio e professores de educação básica. O objetivo foi saber se e como esses indivíduos e seus grupos aderem aos valores de respeito, solidariedade, justiça e convivência democrática.

Vimos que as pessoas podem ter modos diferentes de aderir aos valores: elas podem ser “egocêntricas”, focando apenas seus pontos de vista; podem ser “sociocêntricas”, focando os outros na medida em que papéis, valores e regras da sociedade os obrigam; ou podem estar acima dessas convenções e limites e considerar todos os outros possíveis em seu mundo presente e futuro. Descrevemos como esses modos de adesão aos valores se modificam conforme os valores que estudamos, certas características dos participantes da pesquisa e a qualidade de suas relações na escola. Trazendo essa discussão para a vida escolar, refletimos sobre a influência dos valores e de seus modos de adesão na construção da autoestima de alunos e de maneiras como professores os tratam. Vimos, também, que situações conflituosas na escola podem refletir incompatibilidades de valores.

LIVROS COLEÇÃO VALORES SOCIOMORAES