Como nasce um livro? traz novidades em sua 13ª temporada

Projeto Como nasce um livro? proporciona visita pelas dependências de uma gráfica e editora

 

Um dos melhores projetos de incentivo à leitura e à escrita da América Latina entra em seu 13º ano com novidades. O Como nasce um livro?, projeto de visitação à Gráfica e Editora Adonis, presenteia seus visitantes, em 2018, com uma exposição das ilustrações de Paulo R. Masserani e a distribuição de sementes de girassol.

Desde 2005, a Gráfica e Editora Adonis abre suas portas para alunos de 6 a 12 anos de escolas públicas e privadas para uma visita que apresenta as etapas e os profissionais envolvidos na produção de um livro. Neste ano, o projeto adiciona ao trajeto uma exposição com pranchas que expõem o processo criativo do americanense Paulo R. Masserani, ilustrador de muitos livros da editora, incluindo Menino urso. Paulo fala, em vídeo, sobre o trabalho do ilustrador, passo importante na produção de um livro, especificamente nessa obra, que é abordada durante a visita.

Outra novidade preparada para este ano é a distribuição de sementes de girassol. “Quem presenteia alguém com a flor ou com a semente de girassol expressa um sentimento de alegria. Na simbologia, o girassol significa luz, e nós queremos que nossos visitantes brilhem. Por isso, este ano optamos para, junto com o livro, presenteá-los com algo que tivesse um significado tão importante também”, explica Vanessa Aranha Morimoto, que é contadora de histórias, escritora do livro Menino urso e coordenadora do projeto Como nasce um livro?. Nos últimos três anos, o projeto já distribuiu mudas de ipê e sementes de crotalária.

Além das novidades, faz parte da visita um bate-papo com a escritora Vanessa Aranha Morimoto, um vídeo em animação com a evolução da arte gráfica e escrita, um tour pelo parque gráfico, curiosidades sobre a vida e obra de Rubem Alves, e um vídeo com Raquel Alves, que é filha desse autor, além de presidente do Instituto Rubem Alves, e cedeu objetos do escritor para o projeto.

Ao fim do passeio, os visitantes levam para casa os livros A menina e o pássaro encantado (Rubem Alves) e Menino urso (Vanessa Aranha Morimoto) e um convite: escrever suas histórias. Os textos selecionados pelo Conselho Editorial da Adonis compõem a coletânea Letra Viva.

O passeio tem três horas de duração, conta com monitores treinados e tem capacidade de receber 60 crianças por turma.

Vanessa e os visitantes durante a exibição do vídeo sobre Rubem Alves

O projeto oferece ainda duas opções de pacote aos seus visitantes. Neste primeiro semestre, os pacotes oferecidos estão com valores promocionais e custam R$ 115 e R$ 90. Ambos incluem visitação pelo parque editorial e gráfico, pipoca, lanche incluindo bolinho, biscoito de polvilho, maçã e suco, e participação no projeto Letra Viva. Mais informações no site www.comonasceumlivro.com.br.

 

Saiba mais sobre

Deixe Seu Comentário