Crianças da rede municipal de Sumaré descobrem como um livro nasce

 

A partir desta quinta-feira, 1º de março, cerca de 1.960 alunos matriculados na rede municipal de Sumaré visitam o projeto Como nasce um livro?. O projeto, realizado pela Editora Adonis, apresenta aos seus visitantes todas as etapas e os profissionais envolvidos na produção de um livro.

Os alunos matriculados nos quintos anos de 14 unidades municipais de ensino da cidade conhecerão o parque gráfico e editorial da Adonis entre os dias 1º e 27 de março. A primeira escola a visitar o projeto nesta quinta é a EM “Alfredo Castro Donaire”, no período matutino.

O projeto ainda proporciona aos seus visitantes contato com a escritora e contadora de histórias Vanessa Aranha Morimoto, apresentação de um vídeo em animação com a evolução da escrita, momento do lanche e curiosidades sobre a vida e a obra do escritor Rubem Alves.

Ao fim da visita, os alunos recebem um convite para que escrevam suas histórias e encaminhem para a editora. Os textos, selecionados por uma comissão especialista em literatura infantil, compõem a coletânea Letra Viva.

O Como nasce um livro? preparou algumas novidades para seu 13º ano, como a distribuição de sementes de girassol e dois livros que cada aluno leva para casa ao fim da visita. Os títulos distribuídos são Menino urso, de Vanessa Aranha Morimoto, e A menina e o pássaro encantado, de Rubem Alves.

Outra novidade é uma exposição com o processo de criação das ilustrações do livro Menino urso. O ilustrador americanense Paulo R. Masserani fala com os visitantes, por meio de um vídeo, e conta o passo a passo de seu processo criativo.

O projeto Como nasce um livro?

Criado em 2005, o projeto Como nasce um livro? já recebeu mais de 80 mil crianças de todo o estado de São Paulo, principalmente da Região Metropolitana de Campinas. Anualmente, a Gráfica e Editora Adonis abre suas portas para visitação de escolas. Os visitantes são conduzidos por um circuito em que, ao mesmo tempo que acompanham de perto o processo de elaboração de um livro, se deparam com curiosas informações sobre a evolução da escrita e da arte gráfica. O projeto é destinado a crianças de 6 a 12 anos, conta com monitores treinados e tem capacidade de receber 60 visitantes por turma durante o passeio.

Saiba mais sobre

Deixe Seu Comentário