A estrela e o rabo de cavalo: uma trama sobre o bem e o mal

Uma história repleta de encantamento, intrigas e segredos envolve o leitor de A estrela e o rabo de cavalo, de Valdinéia Nanci Molinaro. O lançamento da obra acontece neste domingo, no quiosque do Parque Ecológico, às 10h30.

Na trama, Augusto, pai de Raquel, casa-se com dona Vera, mãe de Rita. Dizem as más línguas que a mulher tem certa propensão à discórdia e à maldade, de modo bem semelhante a uma bruxa. Raquel vive dias difíceis com a madrasta e a filha e, por medo do que as duas possam vir a fazer, não conta nada ao pai. Certo dia, Raquel adquire um brilho especial de uma maneira muito curiosa. Um brilho que despertará misérias humanas…

A estrela e o rabo de cavalo é a estreia de Valdinéia Nanci Molinaro na literatura infantil. Graduada em Pedagogia e gestora escolar de Educação Básica há mais de 20 anos na Rede Municipal de Ensino de Leme, ela trouxe às páginas de sua obra uma homenagem ao seu ofício. “Apesar da desvalorização que assola a profissão, acredito na importância do professor e faço desse livro uma reverência aos educadores, pelo exercício dessa profissão”, confessa.

Valdinéia aborda ainda a necessidade do vínculo afetivo com os filhos, numa relação que vislumbra o estreitamento da confiança mútua, com o intuito de inibir comportamentos de passividade diante de ameaças e maus-tratos. A dualidade bem/mal também é destaque na história. “Queria tratar da questão da lei do retorno. Quando você faz o bem, o bem retorna para você”, afirma Valdinéia.

O livro é dedicado pela autora ao seu filho, Augusto, à sua grande amiga Odila e à sua tia Nair, que é contadora de histórias. Aliás, a tia de Valdinéia é personagem fundamental na criação da trama. “Uma passagem do livro, a do rabo de cavalo, foi inspirada em uma história contada por tia Nair. Não sei dizer ao certo como criei a história. Fui unindo elementos e criando esse conto de fadas”, explica Valdinéia.

Segundo a escritora, o principal objetivo da história é deixar externar a estrela e a criança que existem dentro de cada um.

A estrela e o rabo de cavalo traz ilustrações de Paulo R. Masserani e tem 24 páginas no formato 20×25 cm. Como o catálogo da Editora Adonis é classificado de acordo com as orientações do MEC, o livro é indicado para crianças do Ciclo II, ou seja, 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental.

O lançamento acontece durante o projeto Leitura com Pipoca e conta com a participação do grupo Um Passarinho me Contou e distribuição gratuita de pipocas.

 

Lançamento A estrela e o rabo de cavalo

Dia 3 de dezembro, às 10h30, no Leitura com Pipoca

Av. Brasil, 2525 – Parque Ecológico de Americana

Saiba mais sobre

1 Response

Deixe Seu Comentário