História de uma lagartixa mostra que é preciso não se desesperar quando um problema chegar

Escrito por Luciene Tognetta, O problema da lagartixa faz parte da série de livros que trata do tema da convivência

 

Em mais um livro sobre convivência, Luciene Tognetta traz uma lagartixa que sofre de ansiedade . O lançamento de O problema da lagartixa acontece durante evento sobre educação escolar organizado pela Unesp Araraquara.

Como todo mundo sabe, as lagartixas perdem parte do rabo como mecanismo de defesa, mas Tixa, a personagem da história do livro, não tem paciência de esperar seu rabo crescer. O tempo inteiro ela vive atrás de soluções para agilizar o que seria passageiro e quer encompridar seu rabo. Enquanto as outras lagartixas caçam, brincam ou descansam, lá está ela morrendo de preocupação para achar logo uma solução.

A história de Tixa mostra que é preciso esperar, ter paciência e não se desesperar quando os problemas chegarem. “Estar bem consigo é um passo para que a convivência seja melhor. Claro que não é só isso, mas ajuda muito!”, observa Luciene.

Assim como os outros livros infantis já publicados por Luciene, O problema da lagartixa é resultado de pesquisas do grupo liderado pela autora, o Gepem, que reúne pesquisadores de diversas universidades e se dedica a tornar a convivência na escola um valor. “Meus livros não são apenas histórias. No caso da lagartixa, a obra promove bem a discussão da necessidade de ‘conhecimento, controle e estima de si’. Estamos num momento em que as escolas têm se dado conta, por diferentes iniciativas, de que o trabalho com o que as pessoas sentem, como sentem e como tomam consciência do que sentem interferirá em sua convivência com o outro. Autocontrole é necessário para quem é autor de bullying, por exemplo, ou para a vítima provocadora, que não sabe como controlar a provocação que faz. Autoestima falta às vítimas de bullying e de outras tantas violências”, explica Luciene.

O problema da lagartixa mostra aos leitores que o tempo ajuda quem espera, e nessa espera a gente vai vivendo. “Pessoas ansiosas, assim como Tixa e eu, sofrem demais por querer resolver seus problemas todos de uma vez”, entrega a escritora.

O livro será lançado no dia 28 de novembro, a partir das 19h, juntamente com a coleção Valores Sociomorais, organizada por Luciene, durante o evento 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Araraquara.

O problema da lagartixa integra a série de livros da qual fazem parte Enrola, enrola até fazer uma bola, O chapéu do Noel, Pata de elefante, De quem é a primeira acerola?, Um a mais na escola e A viagem de Alaa, todos publicados pela Editora Adonis.

 

Lançamento O problema da lagartixa

Dia 28 de novembro, das 19h às 22h

Local: Faculdade de Ciências e Letras – Unesp Araraquara

Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 – Anfiteatro B

 

Saiba mais sobre

Deixe Seu Comentário