Luciene Tognetta ministra palestra gratuita sobre convivência ética nesta quinta, em Americana

Líder do Gepem aborda problemas nas relações entre os alunos e professores

No último dia 20 de outubro foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Bullying. Nessa mesma data, um adolescente de 14 anos atirou contra colegas em uma escola de Goiânia, alegando que um dos fatores que o levaram ao ato foi a provocação persistente destes. Após o ocorrido, o tema bullying veio à tona e ganhou destaque.

Para falar sobre esse assunto, abordar os problemas nas relações entre alunos e professores e, mais do que isso, sugerir mudanças para essa realidade, Luciene Tognetta fala gratuitamente sobre “Convivência ética na escola”, no auditório da Editora Adonis, nesta quinta-feira, dia 9, às 19h30.

Estudos realizados pelos pesquisadores do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem) têm indicado que urge buscarmos alternativas que favoreçam a redução da violência, a resolução dialógica dos conflitos e o desenvolvimento de projetos coletivos que visem a uma convivência mais respeitosa entre todos os atores do ambiente escolar.

Luciene Tognetta, que é líder do Gepem e autora de diversos livros e artigos na temática da moralidade, convivência, bullying e afetividade na escola, além de coordenadora de trabalhos em redes públicas e particulares de ensino na implantação de projetos antibullying, destaca principalmente a inexistência de políticas públicas para cumprir aquilo que a própria Lei Antibullying determina (o artigo 5º da Lei n. 13.185 obriga escolas a adotarem medidas de prevenção e combate ao bullying), que é a formação de professores. “Não temos incentivo a políticas públicas sobre o tema, porque também não temos incentivo a pesquisas na área de ciências humanas no Brasil. É necessário deixar claro que, infelizmente, neste país, temos um atraso terrível em pensar questões de convivência na escola”, ressalta Luciene.

Durante a palestra, a pesquisadora fala sobre casos de bullying recentes e sobre como a escola tem se esquivado do trabalho com a educação moral e as relações interpessoais. Para participar é preciso se cadastrar em: www.projetos.editoraadonis.com.br/convivencia-etica-na-escola-palestra/. Participação gratuita com vagas limitadas.

SERVIÇO

Palestra “Convivência ética na escola”

Dia 9 de novembro, às 19h30, na Editora Adonis

Rua do Acetato, 189 – Distrito Industrial Abdo Najar – Americana/SP

Saiba mais sobre

Deixe Seu Comentário