O problema da lagartixa tem lançamento no quiosque Adonis

Em mais um livro sobre convivência, Luciene Tognetta traz uma lagartixa que sofre de ansiedade . O lançamento de O problema da lagartixa acontece neste domingo, dia 11 de março, às 10h, no quiosque Adonis, instalado no Parque Ecológico de Americana.

Como todo mundo sabe, as lagartixas perdem parte do rabo como mecanismo de defesa, mas Tixa, a personagem da história do livro, não tem paciência de esperar seu rabo crescer. O tempo inteiro ela vive atrás de soluções para agilizar o que seria passageiro e quer encompridar seu rabo. Enquanto as outras lagartixas caçam, brincam ou descansam, lá está ela morrendo de preocupação para achar logo uma solução.

A história de Tixa mostra que é preciso esperar, ter paciência e não se desesperar quando os problemas chegarem. “Estar bem consigo é um passo para que a convivência seja melhor. Claro que não é só isso, mas ajuda muito!”, observa Luciene.

Assim como os outros livros infantis já publicados por Luciene, O problema da lagartixa é resultado de pesquisas do grupo liderado pela autora, o Gepem, que reúne pesquisadores de diversas universidades e se dedica a tornar a convivência na escola um valor. “Meus livros não são apenas histórias. No caso da lagartixa, a obra promove bem a discussão da necessidade de ‘conhecimento, controle e estima de si’. Estamos num momento em que as escolas têm se dado conta, por diferentes iniciativas, de que o trabalho com o que as pessoas sentem, como sentem e como tomam consciência do que sentem interferirá em sua convivência com o outro. Autocontrole é necessário para quem é autor de bullying, por exemplo, ou para a vítima provocadora, que não sabe como controlar a provocação que faz. Autoestima falta às vítimas de bullying e de outras tantas violências”, explica Luciene.

O problema da lagartixa mostra aos leitores que o tempo ajuda quem espera, e nessa espera a gente vai vivendo. “Pessoas ansiosas, assim como Tixa e eu, sofrem demais por querer resolver seus problemas todos de uma vez”, entrega a escritora.

O livro será lançado durante o projeto Leitura com Pipoca, que já acontece no quiosque Adonis há sete anos e conta com a participação da contadora de histórias Vanessa Aranha Morimoto conduzindo as atividades e de Alyssa Tomiyama, do projeto Alyssa e a magia da leitura. Durante duas horas de atividades estão previstas distribuição de pipocas, contação de histórias, bate-papo com a escritora, brincadeiras com a criançada e sorteio de livros.

O problema da lagartixa integra a série de livros da qual fazem parte Enrola, enrola até fazer uma bola, O chapéu do Noel, Pata de elefante, De quem é a primeira acerola?, Um a mais na escola e A viagem de Alaa, todos publicados pela Editora Adonis.

Lançamento O problema da lagartixa

Dia 11 de março, das 10h às 12h

Local: Quiosque Adonis – Av. Brasil, 2525 – Parque Ecológico de Americana

Atividade gratuita – Entrada no Parque: R$ 4,00

Saiba mais sobre

Deixe Seu Comentário