Valores Sociomorais: uma coleção para auxiliar professores a educar alunos como seres humanos dignos e respeitosos

Publicação é resultado de uma pesquisa coordenada pela Fundação Carlos Chagas

Atualmente muito tem se falado sobre uma crise de valores que acomete vários espaços da sociedade. Valores tradicionais foram substituídos por individualismo, vaidade e poder. Será que crianças, jovens e mesmo seus professores não se apegam mais a valores morais?

Inspirado pelo atual cenário, um grupo de pesquisadores decidiu ir a fundo e analisar se alunos e professores aderem aos valores de respeito, solidariedade, justiça e convivência democrática. O resultado é a coleção Valores Sociomorais: Reflexões para a Educação, que reúne em cinco volumes uma pesquisa que desvenda valores, seus conceitos definidores, o modo como apareceram, ou não, entre os participantes da pesquisa e as implicações disso na educação em geral e na escola.

Os livros Valores sociomorais, Respeito é bom e eu gosto! – O valor do respeito, Quando ajudar é preciso! – O valor da solidariedade, Uma balança para as virtudes: o valor da justiça e Da escola para a vida em sociedade: o valor da convivência democrática compõem a coleção e mostram como os pesquisadores avaliam a adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em estudantes e professores de Educação Básica. O objetivo dos pesquisadores é que, com os livros, os professores se sintam mais instrumentalizados para educar integralmente seus alunos como seres humanos dignos e respeitosos.

Organizada por Luciene Tognetta e Maria Suzana De Stefano Menin, que também são coautoras em alguns livros, a coleção é composta por volumes assinados por Carolina de Aragão Escher Marques, Marialva Rossi Tavares, Rafael Petta Daud, Raul Aragão Martins, Maria Cecília Bérgamo Braga, Izabella Alvarenga da Silva, Lara Cucolicchio Lucatto, Patrícia Unger Raphael Bataglia, Telma Vinha, Cesar Augusto Amaral Nunes, Livia Maria Ferreira da Silva, Flavia Maria de Campos Vivaldi, Adriano Moro e o espanhol José Maria Avilés Martinez.

A pesquisa foi coordenada pela Fundação Carlos Chagas, contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e envolveu cerca de 10 mil participantes, entre alunos do Ensino Fundamental e Médio e seus professores. Os valores que fazem parte da pesquisa e são tema de cada volume foram escolhidos porque têm se mostrado os mais importantes tanto entre os estudiosos da área como na convivência entre as pessoas.

A coleção Valores Sociomorais: Reflexões para a Educação é indicada aos que buscam uma educação de crianças e jovens em seu sentido mais amplo: a realização do ser humano em suas melhores possibilidades.

O lançamento dos livros acontece no dia 28 de novembro, das 19h às 22h, durante o evento 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Araraquara, o qual conta com a presença dos pesquisadores em mesas-redondas. Para participar é necessário se cadastrar em http://pitagoras2.fclar.unesp.br/inscricoes/. E no dia 29, na Unesp Marília.

Lançamentos da coleção Valores Sociomorais: Reflexões para a Educação

Dia 28 de novembro, das 19h às 22h

Local: Faculdade de Ciências e Letras – Unesp Araraquara

Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 – Anfiteatro B

 

Dia 29 de novembro, às 19h

Local: Prédio de Atividades Didáticas, Sala 12 – Unesp Marília

Av. Hygino Muzzi Filho, 737 – Mirante

 

Saiba mais sobre

3 Responses
  1. Flávia Maria de Campos Vivaldi

    Peço a gentileza de corrigirem o meu nome na relação de coautores: Flávia Maria de Campos Vivaldi.

  2. Flavia

    Bom dia!
    Como faço p comprar a coleção Valores sociomorais?
    Não encontro em livrarias!

Deixe Seu Comentário